5 segredos para quem vai comprar um carro usado

Destaque

Quando se vai comprar um carro usado, muita gente fica na dúvida sobre o que deve ser verificado no veículo para que um mau negócio não seja feito. Afinal, ninguém quer perder dinheiro, certo? 

 

Existem alguns segredos que nem todo mundo conhece sobre a compra de um carro usado. Por isso, preparamos esse artigo que vai te dar 5 dicas muito úteis na hora da compra do carro dos seus sonhos. Preste atenção em cada uma e boa compra! 

 

Verifique o motor

 

Esse é o primeiro item que deve ser verificado quando se vai comprar um carro usado. O motor é o coração de qualquer veículo e deve estar em condições aceitáveis, dependendo do ano do carro. Além de ser fator determinante na hora da compra, alguns detalhes no motor devem ser verificados com bastante calma. 

 

Você deve verificar o estado geral do motor e procurar por possíveis vazamentos seja de água ou de óleo na juntas. Fumaça densa e escura ou barulhos estranhos com o motor em funcionamento indicam que ele não está em boas condições e pode te deixar na mão a qualquer hora. Para se ter uma ideia, o preço médio para “fazer” o motor de um carro popular gira em torno de R$ 4 mil.  

 

Verifique também o estado geral das mangueiras e reservatórios de fluídos. Evite avaliar o motor se ele estiver extremamente sujo, pois a sujeira excessiva pode camuflar algum problema do mesmo. Se for possível, leve um mecânico de confiança com você para fazer uma avaliação geral do motor do carro usado que pretende comprar.

 

Dê olho no odômetro

 

Muita gente se esquece desse detalhe quando vai comprar um carro usado e só depois de um tempo é que percebe o erro cometido. Diversos proprietários de veículos cometem uma prática que é proibida por lei: a adulteração do odômetro. Uma quilometragem mais baixa significa que o carro rodou pouco, por isso, toda atenção é pouca. 

 

Às vezes, o carro está em prefeitas condições mas está com uma alta quilometragem. Por isso, muitos espertinhos acabam adulterando o odômetro do veículo colocando uma quilometragem bem mais baixa para enganar os compradores mais inexperientes e vendê-lo o mais depressa possível. Mas não é difícil perceber se o odômetro foi adulterado. 

 

Uma boa dica é verificar o estado das peças internas que apresentam maior desgaste em um carro com alta quilometragem: volante, banco do motorista, manopla do câmbio de marcha, pedais do freio e embreagem. Se qualquer um deles apresentar desgaste excessivo em um carro usado e supostamente pouco rodado, é sinal claro de adulteração de odômetro. 

 

 

Carro usado: atenção quanto a lataria e pintura

 

Não se deixe enganar pelo aparente “trato” que o atual dono do carro deu na lataria e pintura. Lembre-se de que ele quer vender seu veículo e quer deixá-lo parecendo quase novo. Por isso, jamais analise as condições da lataria e a pintura de um carro à noite ou em um local pouco iluminado. Faça isso sempre de dia, pois alguns defeitos ocultos podem passar despercebidos. 

 

Faça uma inspeção completa ao redor do carro e tente identificar imperfeições na lataria ou diferença na tonalidade em determinadas partes. Nessa hora, o comprador deve ter “olho clínico” para saber se o carro já sofreu algum tipo de pancada mais severa. Por isso, muita calma nessa hora e não se empolgue demais, mesmo que a lataria pareça estar intacta. 

 

Um carro usado que já sofreu alguma batida pode apresentar diferença no alinhamento das portas, capô e porta-malas. Se você notar alguma diferença, mesmo que seja mínima, é bom ter cuidado pois, provavelmente o carro já foi batido. Não se esqueça de verificar também a parte debaixo do carro, pois ela pode revelar muito sobre o cuidado do atual dono. Se notar partes amassadas ou com vazamentos, é melhor procurar outro carro para comprar. 

 

Verifique o histórico do carro 

 

Outro detalhe que acaba passando despercebido pelos compradores de plantão é o histórico anterior de um carro usado. Através da placa do veículo é possível saber todas as informações importantes sobre o mesmo como: se o carro já foi roubado, afetado por alagamentos, sofreu algum tipo de sinistro mais grave, teve passagem por leilão, dentre outros. 

 

Se você notar um forte odor de poeira ou mofo dentro do carro, provavelmente ele já foi atingido por enchentes. Carros que foram atingidos por alagamentos podem ser facilmente recuperados em uma boa oficina. Muitos donos simplesmente “mascaram” o carro para vender. Fuja de carros assim e evite dor de cabeça. 

 

Outra dica importante na hora da compra de um carro usado é verificar debaixo do estepe. Na maioria das vezes, veículos recuperados de enchentes apresentam a lataria meio podre nesse local, bem como o macaco e a chave de roda enferrujados. Todo cuidado é pouco. A internet pode ser sua grande aliada na hora de verificar o histórico geral do automóvel. 

 

Carro usado: atenção aos pneus

 

Muita gente também não dá a devida importância a um dos itens de segurança mais importantes de um carro usado: o estado dos pneus. Conferir o desgaste dos pneus pode te dar uma boa noção de como anda o estado de um veículo. Para um pneu ser considerado seguro, ele deve apresentar uma profundidade razoável em seus sulcos, que é geralmente de 1,3mm. 

 

Se os pneus estiverem desgastados de forma desproporcional em suas bandas de rodagem, eles podem acusar problemas de alinhamento, balanceamento ou suspensão. Vale ressaltar que os desgaste dos pneus dianteiros ou traseiros devem ser iguais. Dessa forma, faça uma boa inspeção nos pneus do seu futuro carro e evite muita dor de cabeça ou gastos desnecessários. 

 

Lembre-se de que, dependendo do modelo do veículo, um único pneu pode custar muito caro e você não vai querer ter mais uma despesa logo depois de comprar seu carro usado, certo? Siga nossas dicas e acerte em cheio na escolha. 

 

Cical Seminovos

O melhor lugar para adquirir seu Seminovo é na Cical. Trabalhamos com as melhores marcas e garantimos opções incríveis para você.

Veja alguns

Posts Relacionados

Dicas de como manter seu carro em boas condições mesmo sem uso

Veículos parados muito tempo na garagem precisam de alguns cuidados. Com o isolamento social como forma de conter…

Razões para fazer um consórcio

Modalidade é uma das favoritas dos brasileiros que planejam adquirir um veículo. Entenda os motivos Prático e seguro,…

Dicas úteis para você higienizar o seu carro e se proteger da Covid-19

Nem todos sabem, mas o carro é um ambiente propício para a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Neste…