Dicas úteis para você higienizar o seu carro e se proteger da Covid-19

Destaque

Nem todos sabem, mas o carro é um ambiente propício para a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Neste momento, com a ameaça do Coronavírus, fica ainda mais importante mudar os hábitos e prestar atenção em como deixar o nosso carro sempre limpo.

Para ajudar você nessa tarefa, reunimos algumas dicas para a limpeza de paineis, telas, volante, bancos, maçanetas e muito mais. Tudo isso, lógico, com produtos eficazes para deixar o corona longe do seu carro, sem estragar as partes internas do automóvel.

Para começar

Em primeiro lugar, uma informação: álcool em gel danifica as partes de plástico ou tecido do carro. Por isso, vamos deixá-lo de lado? Claro que NÃO. Devemos priorizar a saúde e usar o álcool gel várias vezes ao dia. Mas, você pode tomar um cuidado simples: passar o produto antes de entrar no carro e esperar secar. Com as mãos secas, vamos ao trabalho.

 

Quais produtos devo usar?

Pode acreditar: o produto ideal é o bom e velho sabão neutro com água – vale detergente, sabonete líquido, desde que NEUTRO, aqueles de criança, sabe? O sabonete neutro tem propriedades que eliminam rapidamente o vírus. E,  diluído em água, não mancha nem danifica as peças da cabine.

Por outro lado, EVITE solventes (a base de álcoois, acetona etc). Além de estragar as partes plásticas, de tecido e de couro no interior do veículo, eles não afetam a propagação do vírus, logo, não protegem você e sua família.

Entrando no carro

Com um borrifador, contendo sabão neutro diluído em água, borrife as várias partes do interior do carro: paineis, teto, banco, encosto, revestimento de portas, porta-copos, teclas, botões, maçanetas, apoios de braço, telas e cintos de segurança (principalmente a fivela, parte mais manuseada). Não se esqueça da turminha que senta atrás e limpe também as maçanetas e portas traseiras do veículo. Use um pano de microfibra para limpar e secar todas essas partes já citadas.

Lembre-se: não se deve encharcar o pano nem as peças. Tudo na medida certa.

Central Multimídia

Tome um cuidado especial com a sua Central Multimídia. Use um (outro) pano de microfibra seco para retirar suavemente o pó da superfície. Depois, aplique um pouco de produto específico para telas touch screen – os mesmos recomendados para tablets e smartphones – e passe na tela com movimentos suaves.

Partes mais usadas

Dê também uma atenção especial às peças que você mais manuseia no dia a dia, como o volante, a alavanca do câmbio e o sistema multimídia ou de som. Mas não se esqueça de higienizar os retrovisores, a tampa do reservatório de combustível, maçanetas internas, externas e até mesmo a chave. Faça a limpeza diariamente.

Revestimento de couro

As partes de couro são mais fáceis de limpar, mas nada de usar produtos a base de álcool ou com solventes e alvejantes. Use um pano úmido com água e remova inicialmente a sujeira. Depois, borrife a solução com sabão neutro e água e passe novamente o pano de microfibra. Você também pode limpar as superfícies sintéticas com lenços umedecidos – daqueles para tirar maquiagem ou limpar os bebês. Eles contém detergente neutro e
hidratantes, que ajudam a conservar o material.

O ar-condicionado

Outra dica importante: mantenha em dia o filtro do ar-condicionado, que acumula resíduos, ácaros e outras partículas. Procure utilizar o ar sempre no modo aberto e evite a recirculação (setinha em círculos), pois isso não permite a renovação do ar dentro da cabine. Caso esteja na época de trocar o filtro de ar ou fazer um serviço de limpeza, procure uma loja especializada.

Abra a janela

Mesmo com o calor, de vez em quando dá pra abrir os vidros e deixar o ar circular dentro do carro. Aproveite para ligar o ar quente por alguns minutos, pois ele ajuda a secar aqueles dutos em que sai o ar refrigerado, que  normalmente ficam úmidos e podem fazer circular vírus.

Agora para frente

Tomando esses cuidados, seu carro vai ficar muito mais limpo, com ambiente saudável para você e sua família. No mais, desejamos que essa fase turbulenta sirva para que, a partir de agora, a gente comece a ter uma nova relação de higiene com nossos carros, em todas as épocas do ano.

   

Veja alguns

Posts Relacionados

Dicas de como manter seu carro em boas condições mesmo sem uso

Veículos parados muito tempo na garagem precisam de alguns cuidados. Com o isolamento social como forma de conter…

Razões para fazer um consórcio

Modalidade é uma das favoritas dos brasileiros que planejam adquirir um veículo. Entenda os motivos Prático e seguro,…

Dicas úteis para você higienizar o seu carro e se proteger da Covid-19

Nem todos sabem, mas o carro é um ambiente propício para a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Neste…