7 dicas para quem vai comprar um carro novo

Destaque

Uma das paixões do brasileiros, sem dúvidas, é o automóvel. As pessoas sempre procuram comprar um carro novo pagando um preço justo. O problema é que nem sempre isso acontece, por diversos fatores. 

É preciso estar atento para alguns detalhes na hora de comprar o carro dos sonhos e não perder dinheiro. Esse artigo que preparamos vai te dar 7 dicas que vão ajudar na hora da compra de um carro novo. Leia até o final e fique por dentro. 

 

Escolha o tipo de carro que você quer

Esse é o primeiro fator que vai definir todo o processo de compra. Você precisa buscar um carro que vai atender suas necessidades no dia a dia. No ramo automotivo, existem diversos segmentos de automóveis e o comprador é quem vai escolher o tipo que mais lhe agrada. De nada adianta comprar um carro e não gostar dele.  

 

Nesse caso, gosto não se discute na hora da compra de um carro novo. Mas lembre-se que você não deve se deixar levar somente pela aparência do veículo. Analise se o seu investimento vai suprir tudo aquilo que você precisa. Afinal, um carro zero km, por mais simples que seja, não é nada barato. 

 

Carro novo: preço não é tudo

A primeira coisa que olhamos quando vamos comprar um carro novo é, obviamente, o preço. Mas vale ressaltar que o valor do automóvel é somente uma referência de mercado. Além do preço cobrado, existem outros fatores que vêm de brinde com o seu carro dos sonhos e que devem ser levados em consideração. 

 

Custos com revisões ou manutenções periódicas, combustível, documentação, IPVA, dentre outros, precisam ser colocados na ponta do lápis, principalmente se o carro for financiado. Por isso, você não deve olhar somente o valor cobrado pelo carro, pois existem algumas despesas ocultas que pesam bastante no final do mês. 

 

Não compre de primeira, pesquise!      

Comerciais na TV é o que não faltam para incentivar os consumidores a comprar um carro novo. Mesmo que as montadoras já tenham os preços definidos de veículos zero km, é importante fazer uma boa pesquisa para saber todas as informações possíveis do carro escolhido, bem como outras opções da mesma categoria. 

 

A internet é uma excelente aliada na hora da compra de um carro novo. Faça uma comparação entre os sites de concessionárias e das lojas multimarcas e veja qual apresenta o melhor preço pelo mesmo carro. Fuja de ofertas mirabolantes que estão muito abaixo do mercado. Não compre de primeira, principalmente se for comprar à vista. Pesquise bastante para fazer um bom negócio!  

 

Faça um teste drive

Imagine que você acaba de comprar um carro novo e, na hora que vai dirigi-lo, não sente aquela sensação prazerosa que esperava. Quanta frustração, certo? Por isso, antes de comprar um carro zero km, fazer um teste drive é extremamente necessário. Afinal de contas, você precisa se sentir bem ao volante quando dirigir o modelo escolhido.   

 

Por isso, vá pessoalmente até a loja para conhecer o carro de perto e faça um teste drive. Você precisa saber como é dirigir um automóvel que será seu por algum tempo. Lembre-se de que você poderá ter que dirigi-lo todos os dias e ter uma noção de como será isso é fundamental, mas é só o teste drive que pode dar a resposta. 

 

Carro novo: negocie um desconto

Depois que o carro novo dos sonhos foi escolhido e o teste drive aprovadíssimo, chegou a hora de negociar. Se você for comprar à vista, vai ter um poder de negociação muito maior. A maioria das lojas costumam oferecer generosos descontos para clientes que compram à vista. Sendo assim, peça um desconto que seja interessante para seu bolso! 

 

Por exemplo, se o carro que você pretende comprar está saindo de linha ou mudando de geração, os descontos são atrativos. É claro que nem todo mundo quer andar com um carro cuja produção será interrompida em breve, mas quando há um bom desconto envolvido, vale muito à pena. Tenha o máximo de informações sobre o veículo, pois isso pode servir de argumentação diante da negativa de um bom desconto. 

 

Veja se o modelo escolhido tem boa revenda 

Na hora da compra de um carro novo é natural só olharmos as qualidades e nos esquecermos dos pequenos detalhes que o modelo escolhido pode trazer com ele. Afinal, você não vai ficar com esse automóvel a vida inteira e chegará um momento em que você vai querer vende-lo, simplesmente porque se cansou dele ou quer outro mais novo. 

 

E é exatamente nessa hora que esses detalhes vêm à tona. Alguns modelos de veículos não têm boa aceitação no mercado e isso se dá por vários motivos: alto consumo de combustível, modelo fora de linha, elevado custo de manutenção, dificuldades de se encontrar peças, dentre outros inconvenientes. Por isso, analise como é a revenda do carro que pretende comprar. A internet pode te ajudar e muito com isso. 

 

Verifique qual é garantia do veículo

Pode até parecer bobagem essa dica, mas muitos compradores se empolgam tanto com a compra do carro novo, que acabam se esquecendo de verificar qual é a garantia do mesmo. O prazo da garantia varia de montadora para montadora. As lojas de revenda multimarcas costumam dar garantia de 3 meses para defeitos no motor e na caixa de marchas. O mais importante é que o seu carro novo tenha garantia. 

 

Mesmo que o veículo seja novo, ele pode apresentar defeitos e te dar muita dor de cabeça. Por isso, exija a garantia do vendedor por escrito e guarde o documento em um local seguro. Alguns veículos seminovos, mesmo sendo comercializados por terceiros, ainda têm garantia de fábrica. Se for o caso, peça a nota fiscal de compra para o antigo proprietário e fique tranquilo. Ter a segurança de que seu carro novo será reparado em caso de panes e sem nenhum custo para você, não tem preço! 

 

As melhores ofertas estão na Cical! Confira nossa sessão de carros novos.

Veja alguns

Posts Relacionados

Dicas de como manter seu carro em boas condições mesmo sem uso

Veículos parados muito tempo na garagem precisam de alguns cuidados. Com o isolamento social como forma de conter…

Razões para fazer um consórcio

Modalidade é uma das favoritas dos brasileiros que planejam adquirir um veículo. Entenda os motivos Prático e seguro,…

Dicas úteis para você higienizar o seu carro e se proteger da Covid-19

Nem todos sabem, mas o carro é um ambiente propício para a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Neste…