Consórcio de carro: tudo que você precisa saber

Destaque

Muita gente sonha em ter um belo carro na garagem, pois ele é uma das maiores paixões dos brasileiros. A grande questão é que nem todo mundo pode comprar um automóvel à vista. Por isso, uma ótima opção é o consórcio de carro. 

 

Esse artigo vai te mostrar como funciona esse tipo de consórcio, bem como todas as suas vantagens para quem sonha em ter um carro. Pode acreditar, vale muito à pena e as parcelas cabem no seu bolso! Leia até o final e fique por dentro. 

 

O que é um consórcio? 

 

Trata-se de uma modalidade de longo prazo que permite que você possa comprar algum bem como carro, moto ou casa, dentre outros. Essa é uma excelente opção para quem não tem o dinheiro à vista e nem quer pagar juros altos nos financiamentos dos bancos. Afinal de contas, ninguém quer perder dinheiro e um consórcio de carro é uma boa solução. 

 

Em um consórcio de carro, basicamente, você escolhe o valor das parcelas, bem como a quantidade de meses que deseja comprar o bem.  No final do período estipulado, você já tem o dinheiro para comprar aquilo que deseja e sem aquele aperto financeiro que outras modalidades trazem consigo. 

 

Como funciona um consórcio de carro?

 

Podemos dizer que o consórcio de carro é como um financiamento em grupo. Você e os outros participantes que desejam comprar um veículo, fazem uma contribuição mensal com uma determinada quantia em dinheiro, montando uma espécie de poupança conjunta. 

 

O sorteio acontece todos os meses. Em cada vez, uma pessoa do grupo é contemplada para receber a carta de crédito, que nada mais é do que o dinheiro para comprar o carro que desejar, desde que esteja dentro do valor arrecadado. 

Lances 

 

Suponha que você não queira esperar até o final do seu consórcio de carro para receber o dinheiro. Existe uma outra forma prática e segura de se fazer isso, que é através de lances. O processo funciona como um leilão, em que a pessoa que oferecer o maior valor, fica com a carta de crédito. 

 

Vale ressaltar que tudo é intermediado por uma empresa que administra consórcios, ou seja, você paga suas parcelas mensais diretamente para a administradora e ela fica responsável pela organização dos sorteios, lances e, claro, pelo pagamento da carta de crédito, dentre outros. 

 

Facilidade na hora de comprar o bem

 

O consórcio de carro não tem nenhum tipo de burocracia. Quando você for sorteado ou tiver comprado por lance a carta de crédito, basta se dirigir até a agência de veículos ou concessionária para comprar seu bem e pronto! Tudo é muito simples, rápido e sem complicações.  

 

Quem realiza o pagamento do seu carro é a administradora de consórcios, depois da apresentação de alguns documentos que ela solicitar. É pertinente lembrar que o comprador não terá o dinheiro em sua conta bancária para realizar a compra do seu carro. Dessa forma, você não recebe a carta de crédito em dinheiro. 

 

Vantagens do consórcio de carro

 

Vamos apresentar agora as principais vantagens do consórcio de carro, para você não perder mais tempo com longos financiamentos que fazem você pagar 2 veículos e levar 1. 

 

Sem cobrança de juros

 

Uma das coisas mais irritantes é comprar algo e ter que pagar juros nas parcelas, não é? Com o consórcio de carro, você fica isento daqueles juros abusivos dos financiamentos. Dependendo da empresa de consórcios, você só vai pagar a taxa de administração, o seguro prestamista e o fundo de reserva. 

 

Em quase 90% das vezes, essas taxas ficam muito mais em conta do que os altos juros de outras modalidades de crédito. Se você colocar na ponta do lápis, verá uma grande diferença no final. Essa é uma das principais vantagens de fazer um consórcio de carro. 

 

Cabe no seu bolso

 

Outra boa vantagem de um consórcio. Essa modalidade se adequa à sua condição financeira no momento, pois é você quem escolhe o número de parcelas e a quantia que pode pagar todos os meses. Essa flexibilidade cai em boa hora, principalmente em época de crise financeira.

 

Você pode escolher pagar um consórcio de carro em 12 ou 60 meses, por exemplo. A única diferença é que quanto maior o número de parcelas, maiores serão as taxas cobradas. Mesmo assim, essa modalidade se mostra mais vantajosa do que os financiamentos, segundo especialistas. 

 

Você pode ser contemplado no primeiro mês

 

Outra boa vantagem do consórcio de carro é a possibilidade de ser sorteado logo no primeiro mês. Quando isso acontece, você recebe a carta de crédito e já pode comprar o seu automóvel dos sonhos. Depois é só desfrutar do seu bem e continuar pagando as parcelas normalmente.   

 

Pode negociar o valor à vista

 

Outro ponto positivo do consórcio de carro é que você recebe o valor integral da carta de crédito sempre à vista. Com o montante em mãos, você tem maior poder de negociação na compra do seu veículo. Quem paga à vista tem mais chances de pagar mais barato! 

 

É um investimento a longo prazo

 

O consórcio de carro também se mostra um investimento a longo prazo interessante, na maioria das vezes. Por exemplo, um consórcio de veículos pode durar cerca de 6 anos sem você ser sorteado. Mas se olharmos o lado positivo, ele pode ser uma poupança que você estará fazendo.

 

Caso você desista do consórcio de carro ao longo desses anos, poderá fazer o resgate do valor pago somente no final do contrato. Por isso, essa modalidade é uma excelente opção para quem quer um investimento a longo prazo. Não perca mais tempo e faça já o seu! 

 

Faça seu Consórcio na Cical!

Veja alguns

Posts Relacionados

Dicas de como manter seu carro em boas condições mesmo sem uso

Veículos parados muito tempo na garagem precisam de alguns cuidados. Com o isolamento social como forma de conter…

Razões para fazer um consórcio

Modalidade é uma das favoritas dos brasileiros que planejam adquirir um veículo. Entenda os motivos Prático e seguro,…

Dicas úteis para você higienizar o seu carro e se proteger da Covid-19

Nem todos sabem, mas o carro é um ambiente propício para a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Neste…